


Uma das características marcantes do povo treslagoense é o tereré, ou melhor, as rodas de tereré, dificilmente, principalmente entre os jovens, se convida alguem simplesmente para fazer uma visita em casa, ou coisa assim, a primeira frase sempre é: "-Fulano, desce aqui pra tomar um tereré!" Mesmo que isto nem acabe por ocorrer... O tereré tem a mesma base do chimarrão, onde se utiliza uma guampa (ou cuia), bomba e insere-se a erva Ilex Paraguaienses, a diferença da erva do tereré para a do chimarrão é que no tereré (téra ou térinha, rs) ela é mais grossa e costumeiramente se adiciona ervas e hortaliças como hortelã, menta, boldo... Alguns mais tradicionalistas, como eu (hehe), não admitem a adição de açúcar, sucos ou refrigerantes... Aceita-se no máximo limão e ervas adicionais... O amargo também não é problema para nós... Sobre as principais comidas do estado eu sempre como a Chipa, a Farofa de banana, a Farofa de carne , o Pacu assado e o Quibebe...

O povo treslagoense também é conhecido pela sua receptvidade, e isto não é só para se vangloriar não, mas de fato, o povo é muito acalorado, tranquilo, aberto... A miscigenação é característica marcante desta população, sendo os traços indigenas os que mais se sobressaem, seguido da mistura com os traços africanos, o estado possui uma das maiores quantidades de comunidades quilombolas no Brasil... Miscigenação que vem do encontro destes povos com os da imigração paulista, gaúcha, mineira, paranaense...
Hino do município de Três Lagoas
Letra por Antonieta Josefina Costa Araújo
Melodia por Euzébio Siqueira Brandão
Róseo solo amoroso
É teu céu cor de anil
Solo Régio e formoso
Lagos calmos sutis
Alma plena de paz
Gente boa e feliz
Ontem e hoje viril capaz
Alma plena de paz
Solo Augusto
De um povo audaz.
Para descontrair deixo um video exibido no Fastástico no meio da década de 90 sobre um tal Lobisomem que tinha aparecido nas regiões rurais da cidade... Aproveitem para ouvir o sotaque, a miscigenação, a simplicidade e os traços que marcam esta cidade... Mas não, Três Lagoas não é só mais uma cidadezinha do interior do Mato Grosso do Sul, como comicamente enfatizou Lima Duarte (rsrs), hoje, é um polo industrial, com fábricas de grande porte, comércio potencializado... Até mesmo porque a Pecuária, o forte do Estado e da Cidade não está em sua melhor fase...
No mais seria isso, foi um prazer compartilhar um pouco de minha história, povo e cultura, abraços treslagenses!
Namastê!
Leandro
20 comentários:
Na minha terra, há uns 15 anos atrás, tinha o Chupa-Cabra... :P
Acho que vou visitar o Brasil todo, só por causa desses posts. Minha imaginação voa longe... rss
Gostei muito de ler sobre Três Lagoas e conhecer um pouco da história dessa cidade. Obrigada por participar!
Cheia de peculiaridades a cidade, um lugar bem interessante ..
Me arrepiei com essa história do lobisomem hehe !!
Além das particularidades que você nos mostra de sua terra, nos anima saber que ainda existe pessoas que não deixam suas raízes morrerem, como no caso da música regional. Isso é bom para o Brasil
Um otimo final de semana
Que ótimo conhecer um pouco mais desse Estado fantástico e da sua cidade. Fiquei muito interessado em conhecer algo dessa violonista que você citou, tem alguma coisa dela? Um site, um mp3 :P...
O tereré eu já conheço, pois esqueci de dizer que o Acre é um pouco de tudo, o tereré faz parte do Acre devido à enorme quantidade de pessoas do Mato Grosso do Sul que se mudaram pra lá.
Forte abraço meu amigo. Acabei de aceitar o convite pro Bilhetes.
Inté!
Bom saber que seu pai é música! Lembra do Felipe Jucá da Jem20pa? Pois o pai dele também é músico, um dos grandes artistas do Amazonas. Isso é muito legal.
Gostei mto do teu blog! qdo vejo o texto da blogagem coletiva, tbm fuço o blog da pessoa.. hehehe
e Pelo visto parece q somos 2 apaixonados pelo Blues e por Motos _\,,/
Dê uma olhada nesse site e no rádio:
http://www.motoroad.com.br/v2008/
Tenho uma vontade enorme de participar desse evento que tem no seu Abençoado Estado de MS!
Mto bom conhecer as riquezas culturais da sua terra. Gostei mto do post!
Bom fim de semana
http://d--mentes.blogspot.com/
Ah, adorei a viagem pelo MS! Não conheço quase nada daí, sou uma leiga... Quer dizer, agora conheço o tereré, porque, sabe né, ALGUÉM conseguiu me deixar viciada no troço! hahahahaha! Delícia!! E as outras comidas me encheram a boca d'água, mesmo aquelas que eu não faço idéia do que sejam...
Ah, e também fiquei curiosa quanto aos ritmos típicos, modas de viola, eu adoro modas de viola! Que legal que seu pai é tocador, acho tão legal... =)
Estou adorando essa viagem pelo Brasil, sabia?? Não achei que fosse gostar tanto de participar dessa coletiva!
beijos!!
Ah, esqueci de dizer que o tereré se faz com agua gelada =p
Meu pai, dedicou-se a tocar depois que se aposentou... Ele é bem tranquilo, toca por hobbie e prazer mesmo, ultimamente ele até está mais parado, um pouco cansado... Quando me aposentar quero algo assim, só que com o Blues 8)
Valeu gr, rs, vou vistar seu blog, temos gostos em comum, isto é legal /) Acho que vc se refere ao evento que ocorre em Corumbá, acredita que até hoje não tive como participar? Mas quero ver se no próximo ano vou... Para que os paulistas entendam é como se fosse a Virada Cultural sul-matogrossense, heehe, tem artistas renomados e regionais, uma grande festa!
Até onde eu sei o Chupa-cabra nasceu em Minas, neh? Agora que o Lobisomem toma tereré vocês não sabiam, neh? auhahuauha
Abraços
Leandro
História do Brasil contada assim, fica mais verdadeira. Gostei da história que criou você - um dos leitores que me agüentam. E todo mundo fala em dar voltas ao mundo e a gente acaba esquecendo que o mundo é o nosso país.
E lindo o hino de sua terra.
Bjs...
Letícia
Tradição é vida. Mato Grosso do Sul é muito lindo. Campo Grande é uma bela cidade.Sua cidade é muito interessante.
Cara, conheço seu blog há pouco tempo mais já estou encantado e por o presenteio no meu. Passa lá. Abraços!
Pessoal, muito obrigado pelas visitas na minha terrinha natal... Ainda estou visitando os blogs que participam da BLogagem, a maratona é longa, mas prazeiroza demais! Estou gostando muito, em breve estarei num blog de vcs!
Abraços
Leandro
Essa coisa de "Coisas do Brasil" me deixou inquieta, com vontade de conhecer a história que todos os participantes estão contando. Consegui chegar até você e me delicio com as novidades que vejo por aqui. É puro encantamento ver o seu olhar que vai me contando sobre a hospitalidade, a comida, o costume...
De ouvir contar, conheço um pouquinho de Mato Grosso pois meu irmão e meu sobrinho moraram por lá durante muito tempo. E por você, conheço um pedacinho do outro lado.
Muito bom.
Um abraço
Fala Leandro! Vou participar sim, mas nao é só pro dia 28?
Lindo demais, lendas, cidades do meu Brasil, para quem está fora como eu, ver este teu post foi muito bacana. Deixo aqui s meu parabéns. Pena que cheguei tarde e meu blog não pode participar.
Beijos
Alda
Gostei de saber mais.. afinal, somos quase vizinhoooooos!! =D
LENADRO, CUSTEI, MAS CONSEGUI CHEGAR EM TRÊS LAGOAS, COM TANTAS ESTORIAS, COM UM POUCO DE CANSAÇO, PORQUE VOCE SABE, ESTOU VIAJANDO HA UMA SEMANA, CONHECENDO TODAS ESTAS LINDAS CIDADES QUE NOSSO AMIGOS COM TANTA MAESTRIA SE REVELARAM APAIXONADOS, MAS FIZEMOS TUDO COM MUITO CARINHO E PRAZER, NESTA SEMANA POSTEI SOBRE A BIODIVERSIDADE PASSE LÁ POR CASA PRA CAFEZINHO E PAO DE QUEIJO!
suellymarquÊZ das geraes
http://aniscomcanela.blogspot.com/
biodiversidade
Morei um tempo em 3Lagoas...não chegou a 1 ano, mas foi a melhor época da minha vida.
Por motivos profissionais voltei à minha cidade natal: Barretos-SP.
Sinto muita falta de cada dia ensolarado, da roda de tereré, (até da quarta da moeda do Nova Estrela...hehehe), enfim...só tenho lembranças maravilhosas de lá e gostaria de agradecer por fazer essa homenagem a essa cidade tão querida por mim.
Vou linkar você...ta bom?
Um grande abraço!
existe uma pagina com as fotos de tres lagoas
http://www.3lagoas.com.br/fotos
Postar um comentário