Nostalgia

E os desejos adormecidos,
com um sopro do belo, acordam,
e trazem amores guardados,
da infância, da adolescência,
de algum caminho longo...

Sopro divino, renasce
o que esta no coração
do que somos, e daquilo
que nos construiu

Não são as palavras em si de Hey Jude
que trazem aquelas lembranças
é o som, o simples som daquela musica,
lembra-me Juliana, cloro, piscina...

O significado não importa
o que me toca, arrepia
são os gritos de Eco trazidos
de alguma memória do passado

Pode ser um sino,
o barulho de trem,
é minha avó...
O disco de Belchior
meu tio, cantor, saudoso,
alegre, elegante, no céu...

O jogo de damas, eita vô,
o chá da tarde, feliz, vovó,
a risada feliz, minha tia, Maria...
Sentados no céu, no eterno
de meu coração, na construção
de minha alma...

Que palavras são estas, que cheiros
são estes, gostos, cores, perfumes,
toques e olhares, sons do passado
e o amor, que sendo amor
será eterno, vivo enquanto
sabor, cor, odor, palavra, som, frescor...

Pode ser silêncio, quando se
deita na cama e o vazio é
possuído pela lembrança
do esquecido, a casa
do desejo, que se nutre
pelo símbolo habitante
no cotidiano,
que me possui,
enfim, naquele video,
na voz de Vinicius,
no violão de Toquinho...

10 comentários:

Anônimo disse...

Fernando Pessoa?

Pode ser silêncio, quando se
deita na cama e o vazio é
possuído pela lembrança
do esquecido, a casa
do desejo, que se nutre
pelo símbolo habitante
no cotidiano,
que me possui,
enfim, naquele video,
na voz de Vinicius,
no violão de Toquinho...

Adoreii 0//

olha. Só não não tenho blog porque tenho preguiça de postar!!

porque ao ler coisas assim da vontade de criar um!

abraço!

Leandro Neres disse...

Fernando Pessoa?? JAMAIS, nem aos pés, nem ao pó do poeta e sua genialidade... Leandro, óbvio, reduntante, como no vazio que é
possuído pela lembrança do esquecido, que se é lembrança é obvio que é do esquecido. É Leandro, ridiculo, infante, com sono, sem rigor, rsrs...

Cria um blog rapaz, tenho certeza de que vai gostar muito e será muito apreciado, um leitor já terá! o//

Lorena disse...

Lindo! Fernando Pessoa, não, mas aprendiz, com certeza!^^

Sobre Hey Jude... também tenho tantas lembranças, não da letra em si, do som apenas, mas toda vez que ouço meu coração palpita... Sinto saudades do cheiro de álcool de escapamento do carro, misturado a brisa de maresia, misturado ao cheiro de pão saído do forno... É que sempre ouvíamos no rádio quando estávamos a caminho da padaria. Isso quando eu morei no Rio, aos cinco anos de diade... =)

"Que palavras são estas, que cheiros
são estes, gostos, cores, perfumes,
toques e olhares, sons do passado
e o amor, que sendo amor
será eterno, vivo enquanto
sabor, cor, odor, palavra, som, frescor..."

beijos

Maya disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário gentil! Seja sempre bem-vindo! ^^

Éverton Vidal Azevedo disse...

Caralho! (inevitável)
Fiquei arrepiado velho, Quantas vezes quis escrever algo como isso:

"Não são as palavras em si de Hey Jude
que trazem aquelas lembranças..."

Ou sobre o disco de Belchior, sobre os barulhos do dia-a-dia que viraram despertadores de lembranças.

Você arrebentou nesse poema! Ganhei meu dia mano, fiquei até inspirado pra escrever alguma coisa heheh.

Marco Alcantara disse...

Muito bom Leandro realmente não conhecia esse seu lado poético.


Invista segue em frente que tu é bom rapaz.

Abraço!

Letícia disse...

Você sempre lê minhas anotações lá no Cosmic Library e eu demoro séculos pra vir aqui. Desculpa o mau jeito, mas sempre é tempo. E você falou em nostalgia e nos Beatles. Poema bonito, Leandro. Tudo o que nos resgata é sempre bonito.

Adorei a leitura.

Letícia

Anitha disse...

MEU DEUS!
Toda vez que leio, me lembro de várias coisinhas da infância que se encaixam certinha em cada trechinho.
"Bão dimais minino!"

Adriano Caroso disse...

Estou emocionado. Copnfesso que bateu uma ponta de inveja. Como não escrevi essas palavras? Claro, elas não me pertencem e sim a um poeta completa. Me arrepiei e uma lágrima tímida rolou ao ler suas palavras. Parabéns!

Anônimo disse...

O arrepio tá demorando passar... (espanto)
Perfeição...
Tudo isso me faz sofrer de forma inexplicavelmente saudável...mas hoje, não, hoje gritaria de dor o dia todo por essas mesmas lembranças tão presentes!
Mais uma vez obrigada por ser tão gentil e comentar lá nos meus presépios...